NOTÍCIAS
Critérios de seleção contribuem para produção da Nelore Zeus

A inserção de novas tecnologias no processo de produção é um dos principais fatores que contribuem para um plantel com animais com bons índices de desempenho. Justamente por isso, é que a Nelore Zeus realiza um rigoroso trabalho de seleção genotípica e fenotípica.

A zootecnista Daniele M. Almeida, da Fazz Embryo, que presta serviço à Zeus, explica que a seleção genotípica feita no criatório é baseada em características, como velocidade de crescimento e ganho em peso, sendo todos os animais classificados em cada grupo contemporâneo para peso à desmana, peso ao ano e peso ao sobreano. “As pesagens e medidas são realizadas a cada três meses, cumprindo o cronograma da ANCP”, destaca.

“Outra característica é a reprodução evidenciada no início e na frequência da performance reprodutiva, dando preferência às novilhas e vacas que parem no início da estação de nascimento, descartando fêmeas que, ao final da estação de monta, apresentarem diagnóstico de não gestante e utilizando sêmen de touros com alta DEP para perímetro escrotal aos 365 dias de idade”, aponta a zooctenista.

Já a seleção fenotípica baseia-se em características funcionais, como estrutura corporal e óssea, cumprimento e arqueamento de costelas, padrão racial, aprumos e prepúcios corrigidos, temperamento e pigmentação. “A ferramenta de seleção genética mais importante utilizada em todas as nossas estações de monta é o acasalamento genético com índices melhoradores, seguido do acasalamento dirigido acompanhado das informações geradas, com um rigoroso controle de consanguinidade, maximizando o genótipo agregado das próximas gerações”, reitera Daniele.

INSCREVA-SE
Receba em primeira mão todas as novidades
sobre a Nelore Zeus
CONTATO
Rodovia Marechal Rondon, Km 525 | Birigui/SP
Email: nelorezeus@pampili.com.br
Telefone: (18) 3643-2354



© NELORE ZEUS 2018 - DESENVOLVIDO POR PONTUAL PROPAGANDA